domingo, 12 de abril de 2009

Agonizando

Agonizando, do álbum Titanomaquia.


Até o osso, até o fim
Até o fundo, até o final
Até rasgar, até bater
Até furar, até fuder
Até coalhar, até dissolver
Até rachar, até amanhecer
Até estrebuchar, até intumescer
Até desmanchar, até enrrigecer
Até zunir, até apagar
Até dormir, até escurecer
Até faltar ar, até doer
Até esvaziar, até desfazer
Até passar, até acabar
Até mofar, até amortecer
Até calcinar, até corroer
Até vazar, até evanescer
Ficar de costas, ficar de lado
Deitar no chão, ficar acordado
Ficar de pé, ficar sentado
Tentar dormir, ficar acordado
Ficar acordado
Ficar acordado
Até o dia seguinte ao próximo dia
Até o próximo dia ao dia seguinte
Até o dia seguinte ao próximo dia
Até o próximo dia ao dia seguinte
Até morrer, até morrer
Até espumar, até ferver
Até morrer, até morrer
Até secar, até apodrecer
Agonizando, agonizando
Agonizando, agonizando
Agonizando
Agonizando

sábado, 11 de abril de 2009

Heavy Metal

Na mesma linha do post anterior, até bem recentemente, aproveitava pouco do rico gênero musical que é o Heavy Metal e o Hard Rock em geral. Dessa vez, por puro preconceito.

Mesmo o álbum Titanomaquia, do Titãs, causou-me estranheza no início por sua ruptura em relação ao trabalho passado da banda e por ser muito mais pesado. Só após um tempo passei a apreciar e hoje o considero o melhor album de sua discografia.

Acaso outrém sofra do mesmo mal, posto abaixo uma belíssima música do Amon Amarth obtida do Youtube. A péssima qualidade do vídeo talvez seja, nesse caso, uma vantagem, pois minha recomendação é que se concentrem apenas no som. Numa segunda passada, sim, podem apreciar o estilo dos figura.

Em relação à letra, é melhor não querer saber do que se trata.


Sempre atrasado

Eu, normalmente, tomo conhecimento de um som que me agrada bem depois dos lançamentos e de estourar no mercado. Não escuto FM nem assisto MTV, então, as novidades ficam por conta de indicações de amigos, somente.

Aconteceu assim com as bandas Raimundos e Los Hermanos e nesse post me penitencio e atesto o quão realmente são espetaculares. Já haviam passado do sucesso ao ocaso quando, finalmente, percebi sua qualidade musical e passei à cata de suas músicas.

Do que há de novo, posso apontar apenas a banda carioca Cabaret, que lançou um álbum homônimo excelente, rock'n roll de primeira! Obrigado ao amigo Bruno B. pela indicação.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ética Hacker

Houvesse internet nos idos sessenta ou sententa, muitas bandas referenciadas no post anterior teriam maior sobrevida. O marketing é a alma do negócio e o advento do formato mp3 favoreceu a divulgação das produções, uma vez que, músicas e álbuns inteiros são transferidos pela internet à grande velocidade.

Há, no entanto, interesses ameaçados que muitas bandas tomam erroneamente como seus. Esses são interesses da indústria fonográfica que se apropria da criação intelectual e mesmo para os próprios músicos distribuem migalhas. Quem o diz é Gilberto Gil em entrevista recente que pode ser lida aqui, na íntegra.

O preço médio de um CD, lançamento ou não, é R$20,00. Este, no entanto, é composto de plástico, principalmente, e tecnologia de gravação, barata nos nossos dias. Também, a cultura é necessidade que será satisfeita por qual meio for e hoje temos à disposição ferramentas que nos permitem acessar nossas produções favoritas. Esperar então que abdiquemos de utilizar essas ferramentas em nome de um pretenso direito intelectual que já foi violado é somente ridículo.

Prá mim, o compartilhamento de informação digital é semelhante à Árvore do bem e do mal no meio do jardim do Éden. Deus sabia que o homem ia comer, fazia parte do plano. Então, queridos, ao ataque!

Envenenado de Porto Alegre


2008 foi pra mim, o ano de descoberta da blogosfera. Essa ferramenta incrível de democratização da possibilidade de expressão e formação de grupos.

Uma das melhores descobertas foi o blog VENENOS DO ROCK que posta discos completos de bandas psicodélicas dos anos sessenta e setenta. Rock, blues, folk e outros rítimos maravilhosos postados à velocidade maior do que é possível consumir.

Talvez devido à dificulade de divulgação, grandes bandas tiveram vida muito curta e lançaram apenas um ou dois albuns. Outras, fizeram carreira, e o bloguista as publica assim mesmo, o que entendo como homenagem e necessidade de compartilhar esse legado.

Quero destacar o som do Panama Limited. Linda voz de Anne Matthews e atmosfera toda peculiar desse disco que me agrada demais! É experimentar para entender.

É a economia, camarada!

Em tempos de substituição do presidente do Banco do Brasil para acelerar a queda dos 'spreads bancários', vale a pena conhecer, e salvar no 'bookmarks', esse link do Banco Central que lista as taxas de juros praticadas pelas diversas instituições financeiras, em diversas modalidades de empréstimo.

Por exemplo, as taxas de juros na modalidade empréstimo à pessoa física-crédito pessoal dos bancos CEF, BB e Bradesco, são 2,11, 2,33 e 4,73, respectivamente.

Percebe-se, desde já, que os bancos estatais praticam taxas de juros BEM menores que os bancos privados e, sabidamente, emprestam muito mais.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Inicio

Bem...Eu tinha pensado já em fazer blog a algum tempo. Deveria começar com um post sobre rock e um link para a música do Doors 'Been down so long' ou 'The changeling', ambas do album LA Woman. Tem motivo pras duas, a primeira principalmente, mas não vou falar disso agora.

A questão é que o impulso tomou forma e não vou voltar atrás. Sobre isso devo dizer que tem a ver com cerveja, quinta latinha até agora, e sei onde tem mais....

Prá não me entregar mais que o necessário, vou parar aqui pra, enfim, ver comé que ficou.