domingo, 3 de maio de 2009

Porra de ideologia

Pra início, até a ideologia do PSDB é propaganda enganosa. Intitulam-se social-democratas mas até o assistencialismo era terceirizado em seu governo sob o programa 'Comunidade Solidária': Incentivos fiscais concedidos à empresas privadas para as quais o assistencialismo era a melhor opção de investimento naquele cenário do capitalismo brasileiro. A verdadeira bandeira é mesmo, o da gestão, esse conceito vago, natural somente pros contabilistas e as revistas de administração. O que esse pode oferecer como alternativa pro problema do aquecimento global ou da proliferação das armas nucleares? Tomando-se somente o conceito, o melhor que se pode esperar é a administração do caos...

O DEM, ao menos, à exceção de seu nome, pois é golpista desde a manjedoura como UDN ou Arena, é coerente com sua ideologia: Latifúndio, estado-mínimo, livre-iniciativa...Fazem acreditar que o ser humano deixado livre para agir é capaz de produzir riqueza -e migalhas pros vizinhos, diria eu, afinal, é sempre necessário utilizar alguma mão-de-obra semi-escrava. Tomam os EUA como referência. Esse país fora da curva, alçado ao posto de capitão da nave Terra por uma conjunção de fatores dos quais faz parte o acaso, assim como na Roma da antiguidade.

Mesmo o PT haverá de, no futuro, fortalecer as correntes mais ecológicas e distributivas, pois, o trabalho como pilar deverá ser depreciado com a substituição do trabalho humano pelo das máquinas, como ocorre desde a revolução industrial. Em 500 anos, quem sabe, o trabalho humano será quase-totalmente desnecessário e restará aos milhões de desempregados morrer de fome ou revolucionar a distribuição de riqueza mesmo entre aqueles que não a produzem.

Não sei qual ideologia é capaz de conduzir a nave Terra para os anos 3000 e além... Aposto minhas fichas, contudo, naquelas propagadas pelos Mestres Jesus Cristo e John Lennon.

Nenhum comentário: