domingo, 3 de maio de 2009

O herdeiro feito orfão

Esse é o último post que devo me referir diretamente à herança do PSDB. Sou novo na blogsfera, então, é necessário fazer uma retrospectiva dos últimos anos antes da ascenção do PeTismo como alternativa de poder.

Falarei agora de minha visão do desastre das privatizações: Esse momento da vida brasileira no qual o esforço e impostos de milhões de brasileiros foram transferidos, publicamente incentivados, prá iniciativa privada, fazendo assim fortunas como a de Daniel Dantas.

Havia àquela época, no cargo de procurador-geral, o Sr. Geraldo Brindeiro, conhecido pela alcunha de engavetador-geral da república. O congresso não tinha então, como agora ainda não tem, perfil popular. Culminou que inúmeros eventos dignos de uma CPI que ocorreram foram enterrados sem clamor.

Naqueles anos, esses que hoje se denominam democratas e social-democratas realizaram transferência do patrimônio público sem referendo, sem diálogo com o povo, sem estabelecerem a destinação dos recursos auferidos para solução de quaisquer dos problemas brasileiros. É como se fosse você ou eu, proprietários de empresa deixada à administração de um capataz que a vendeu e perdeu o lucro na ciranda financeira...

O sistema de telefonia brasileiro, àquela época, não era mesmo modelo de referência. O resultado das privatizações, no entanto, não provocou a concorrência. Quantas empresas de telefonia fixa concorrem hoje em qualquer cidade do Brasil? Os custos das assinaturas são exorbitantes e aquelas perdem cada dia mais assinantes para banda-larga e prá telefonia celular que permitem custos acessíveis devido somente à evolução das tecnologias de acesso, que permitem o compartilhamento da banda com maior quantidade de assinantes. Palmas pros Engenheiros e não pros tucanos, portanto.

O CPQD, também, orgulho brasileiro e detentor de inúmeras patentes foi privatizado e qual o resultado em termos de aumento da capacidade de concorrência com empresas estrangeiras, como a estatal espanhola Telefônica, por exemplo? Ainda patinamos no campo dos grandes leilões...

A privatização da Vale é um episódio à parte, realizado à revelia da lei, e para a qual já houve resolução jurídica contrária. Veja diretamente na página da organização "A vale é nossa".

E queriam fazer o mesmo com a Petrobras. Atenção, vou repetir: Queriam fazer o mesmo com a Petrobras!

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, parabéns por somar forças na internet.


Que a esquerda se organize.

DILMA 2010

João Paulo disse...

É preciso que a esquerda se organize mesmo para possibilitar que nossa querida Dilma seja eleita a Suprema Magistrada da Nação Brasileira. Os adversários vão fazer de tudo, inclusive as maiores baixarias para conseguir colocar ou o vampiro ou o Aécio. Sou de família tucana, de pai e mãe, mas eu não me deixo levar pelo cabresto deles, e por ser pertencente a uma família tucana é que eu conheço aquelas peças. Parabéns, e lutemos até a vitória final.

ANONIM disse...

VEJAMOS COM ESSAS EMPRESAS QUE RESULTARAM DA REPARTIÇÃO, RETALHAMNETO DA ANTIGA TELEBRÁS, SAO APAGADAS. A EMBRATEL, COITADA, APAGADISSIMA, A OI, EX TELAMAR UMA M. A TIM, A CLARO(CONJUNTO DE TODAS AS CHAMADAS BANDE B) NEM SE COMENTA, AS LIGAÇOES
CAEM A CADA MINUTO. OS PREÇOS NEM SE FALA. QUEM TINHA UMA DESPESA MEDIA DE CONTA ANUAL DE 80.OO REAIS, HOJE TEM DE 1500 REAIS. E TEM GENTE QUE ACHA BOM. O PIOR ESSE DINHEIRO TODO TA INDO PARA O EXTERIOR. COMO O PIB DESSE PAIS PODE CRESCER?