sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ética Hacker

Houvesse internet nos idos sessenta ou sententa, muitas bandas referenciadas no post anterior teriam maior sobrevida. O marketing é a alma do negócio e o advento do formato mp3 favoreceu a divulgação das produções, uma vez que, músicas e álbuns inteiros são transferidos pela internet à grande velocidade.

Há, no entanto, interesses ameaçados que muitas bandas tomam erroneamente como seus. Esses são interesses da indústria fonográfica que se apropria da criação intelectual e mesmo para os próprios músicos distribuem migalhas. Quem o diz é Gilberto Gil em entrevista recente que pode ser lida aqui, na íntegra.

O preço médio de um CD, lançamento ou não, é R$20,00. Este, no entanto, é composto de plástico, principalmente, e tecnologia de gravação, barata nos nossos dias. Também, a cultura é necessidade que será satisfeita por qual meio for e hoje temos à disposição ferramentas que nos permitem acessar nossas produções favoritas. Esperar então que abdiquemos de utilizar essas ferramentas em nome de um pretenso direito intelectual que já foi violado é somente ridículo.

Prá mim, o compartilhamento de informação digital é semelhante à Árvore do bem e do mal no meio do jardim do Éden. Deus sabia que o homem ia comer, fazia parte do plano. Então, queridos, ao ataque!

Nenhum comentário: