
domingo, 6 de dezembro de 2009
Pensando verde

domingo, 6 de setembro de 2009
DISCURSO DE INDEPENDENCIA, 2009
domingo, 30 de agosto de 2009
Senador Mercadante
sábado, 22 de agosto de 2009
Democracia é outra coisa
terça-feira, 11 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
O Pré-Sal
sábado, 1 de agosto de 2009
Dê uma chance a paz
sábado, 25 de julho de 2009
Heavy Metal Maniac
Do mensalão prá cá
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Um minuto pros comerciais...
segunda-feira, 8 de junho de 2009
A Petrobras é do povo brasileiro!
No último dia 15/05, uma manobra de senadores da oposição logrou a criação da CPI da Petrobras. Desconhece-se, no entanto, qualquer fato novo relativo à empresa que justifique a instalação da CPI, que segundo seus articuladores deveria investigar indícios de irregularidades. Por outro lado, não se ignora que o país vive a expectativa antecipada de um ano eleitoral, para o qual a oposição ao Governo Lula caminha desorientada e sem bandeira; além disso, o Governo Federal prepara-se para apresentar, em breve, proposta de marco regulatório para o setor, à luz das descobertas da camada pré-sal.
Sabemos que interesses poderosos, representados no Congresso por partidos da oposição, defendem que não se altere a legislação vigente, enquanto partidos políticos de esquerda e organizações sociais representativas entendem ser preciso ampliar a democratização dos benefícios relativos à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à exploração dos recursos conhecidos e daqueles que estão por ser descobertos. A Petrobras é uma conquista do povo brasileiro, é fruto do encontro entre os anseios da sociedade por um desenvolvimento autônomo e a visão estratégica de longo prazo de estadistas do passado. Não permitiremos que aqueles que tentaram privatizá-la façam hoje pantomimas para enfraquecê-la, preservando assim os interesses a que estão subordinados, os quais sequer se relacionam com o território e as necessidades da população brasileira.
Nada opomos à transparência relativa ao balanço financeiro da Petrobras e outros temas vinculados ao funcionamento da empresa. Entendemos inclusive ser direito do povo brasileiro o esclarecimento de questões relacionadas à gestão da empresa no período 1995-2002, como sejam a relação entre o Conselho de Administração e grandes transnacionais do petróleo; o processo de privatização de suas subsidiárias; a lei 9.478/97; a venda de ações da empresa na Bolsa de Nova York e o processo de terceirização e precarização das relações de trabalho no âmbito da empresa.
Mais que isso, no entanto, entendemos que o parlamento deve ser o catalizador de um grande debate nacional sobre as possíveis mudanças na Lei do Petróleo, o tamanho da riqueza do pré-sal; a proposta de criação de um fundo soberano de investimento voltado para o atendimento das necessidades do povo brasileiro; e o modelo de gestão da exploração, produção e de transporte, entre outros temas de interesse de milhares de brasileiros e não apenas de um punhado de prepostos de empresas transnacionais, desesperados ante a perspectiva de um ano eleitoral que se anuncia desastroso para suas ambições políticas.
domingo, 7 de junho de 2009
Pudor
domingo, 3 de maio de 2009
O herdeiro feito orfão
Falarei agora de minha visão do desastre das privatizações: Esse momento da vida brasileira no qual o esforço e impostos de milhões de brasileiros foram transferidos, publicamente incentivados, prá iniciativa privada, fazendo assim fortunas como a de Daniel Dantas.
Havia àquela época, no cargo de procurador-geral, o Sr. Geraldo Brindeiro, conhecido pela alcunha de engavetador-geral da república. O congresso não tinha então, como agora ainda não tem, perfil popular. Culminou que inúmeros eventos dignos de uma CPI que ocorreram foram enterrados sem clamor.
Naqueles anos, esses que hoje se denominam democratas e social-democratas realizaram transferência do patrimônio público sem referendo, sem diálogo com o povo, sem estabelecerem a destinação dos recursos auferidos para solução de quaisquer dos problemas brasileiros. É como se fosse você ou eu, proprietários de empresa deixada à administração de um capataz que a vendeu e perdeu o lucro na ciranda financeira...
O sistema de telefonia brasileiro, àquela época, não era mesmo modelo de referência. O resultado das privatizações, no entanto, não provocou a concorrência. Quantas empresas de telefonia fixa concorrem hoje em qualquer cidade do Brasil? Os custos das assinaturas são exorbitantes e aquelas perdem cada dia mais assinantes para banda-larga e prá telefonia celular que permitem custos acessíveis devido somente à evolução das tecnologias de acesso, que permitem o compartilhamento da banda com maior quantidade de assinantes. Palmas pros Engenheiros e não pros tucanos, portanto.
O CPQD, também, orgulho brasileiro e detentor de inúmeras patentes foi privatizado e qual o resultado em termos de aumento da capacidade de concorrência com empresas estrangeiras, como a estatal espanhola Telefônica, por exemplo? Ainda patinamos no campo dos grandes leilões...
A privatização da Vale é um episódio à parte, realizado à revelia da lei, e para a qual já houve resolução jurídica contrária. Veja diretamente na página da organização "A vale é nossa".
E queriam fazer o mesmo com a Petrobras. Atenção, vou repetir: Queriam fazer o mesmo com a Petrobras!
Porra de ideologia
O DEM, ao menos, à exceção de seu nome, pois é golpista desde a manjedoura como UDN ou Arena, é coerente com sua ideologia: Latifúndio, estado-mínimo, livre-iniciativa...Fazem acreditar que o ser humano deixado livre para agir é capaz de produzir riqueza -e migalhas pros vizinhos, diria eu, afinal, é sempre necessário utilizar alguma mão-de-obra semi-escrava. Tomam os EUA como referência. Esse país fora da curva, alçado ao posto de capitão da nave Terra por uma conjunção de fatores dos quais faz parte o acaso, assim como na Roma da antiguidade.
Mesmo o PT haverá de, no futuro, fortalecer as correntes mais ecológicas e distributivas, pois, o trabalho como pilar deverá ser depreciado com a substituição do trabalho humano pelo das máquinas, como ocorre desde a revolução industrial. Em 500 anos, quem sabe, o trabalho humano será quase-totalmente desnecessário e restará aos milhões de desempregados morrer de fome ou revolucionar a distribuição de riqueza mesmo entre aqueles que não a produzem.
Não sei qual ideologia é capaz de conduzir a nave Terra para os anos 3000 e além... Aposto minhas fichas, contudo, naquelas propagadas pelos Mestres Jesus Cristo e John Lennon.
Não! Eu não gosto do PSDB
O governo FHC, no entanto, fracassou, e quem o diz são os fatos e números: Desemprego acima de 13%, dívida pública explodindo para além de 45% do PIB, 33 Milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha de miséria e salário mínimo de menos de US$80.
Já vi péssimos governos locais Petistas também. O regime político no Brasil, no entanto, é fundamentalmente centralizado e são as políticas federais que dão o alcance possível para as realizações locais. O governo FHC é, portanto, o responsável pelo quanto o Brasil engatinhou nos anos 90 e início dos anos 2000, enquanto a riqueza brasileira se acumulou, ainda mais, nas mãos de uns poucos.
Agora ouço dizerem que foi bendita a herança de FHC, querendo reverter, por meio de palavras apenas, a percepção clara de uma década de miséria e alienação. Não caio nessa! E tomo a bendita matemática prá não me deixar esquecer o sabor amargo daqueles frutos.
domingo, 12 de abril de 2009
Agonizando
Até o fundo, até o final
Até rasgar, até bater
Até furar, até fuder
Até coalhar, até dissolver
Até rachar, até amanhecer
Até estrebuchar, até intumescer
Até desmanchar, até enrrigecer
Até zunir, até apagar
Até dormir, até escurecer
Até faltar ar, até doer
Até esvaziar, até desfazer
Até passar, até acabar
Até mofar, até amortecer
Até calcinar, até corroer
Até vazar, até evanescer
Ficar de costas, ficar de lado
Deitar no chão, ficar acordado
Ficar de pé, ficar sentado
Tentar dormir, ficar acordado
Ficar acordado
Ficar acordado
Até o dia seguinte ao próximo dia
Até o próximo dia ao dia seguinte
Até o dia seguinte ao próximo dia
Até o próximo dia ao dia seguinte
Até morrer, até morrer
Até espumar, até ferver
Até morrer, até morrer
Até secar, até apodrecer
Agonizando, agonizando
Agonizando, agonizando
Agonizando
Agonizando
sábado, 11 de abril de 2009
Heavy Metal
Mesmo o álbum Titanomaquia, do Titãs, causou-me estranheza no início por sua ruptura em relação ao trabalho passado da banda e por ser muito mais pesado. Só após um tempo passei a apreciar e hoje o considero o melhor album de sua discografia.
Acaso outrém sofra do mesmo mal, posto abaixo uma belíssima música do Amon Amarth obtida do Youtube. A péssima qualidade do vídeo talvez seja, nesse caso, uma vantagem, pois minha recomendação é que se concentrem apenas no som. Numa segunda passada, sim, podem apreciar o estilo dos figura.
Em relação à letra, é melhor não querer saber do que se trata.
Sempre atrasado
Aconteceu assim com as bandas Raimundos e Los Hermanos e nesse post me penitencio e atesto o quão realmente são espetaculares. Já haviam passado do sucesso ao ocaso quando, finalmente, percebi sua qualidade musical e passei à cata de suas músicas.
Do que há de novo, posso apontar apenas a banda carioca Cabaret, que lançou um álbum homônimo excelente, rock'n roll de primeira! Obrigado ao amigo Bruno B. pela indicação.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Ética Hacker
Há, no entanto, interesses ameaçados que muitas bandas tomam erroneamente como seus. Esses são interesses da indústria fonográfica que se apropria da criação intelectual e mesmo para os próprios músicos distribuem migalhas. Quem o diz é Gilberto Gil em entrevista recente que pode ser lida aqui, na íntegra.
O preço médio de um CD, lançamento ou não, é R$20,00. Este, no entanto, é composto de plástico, principalmente, e tecnologia de gravação, barata nos nossos dias. Também, a cultura é necessidade que será satisfeita por qual meio for e hoje temos à disposição ferramentas que nos permitem acessar nossas produções favoritas. Esperar então que abdiquemos de utilizar essas ferramentas em nome de um pretenso direito intelectual que já foi violado é somente ridículo.
Prá mim, o compartilhamento de informação digital é semelhante à Árvore do bem e do mal no meio do jardim do Éden. Deus sabia que o homem ia comer, fazia parte do plano. Então, queridos, ao ataque!
Envenenado de Porto Alegre

Uma das melhores descobertas foi o blog VENENOS DO ROCK que posta discos completos de bandas psicodélicas dos anos sessenta e setenta. Rock, blues, folk e outros rítimos maravilhosos postados à velocidade maior do que é possível consumir.
Talvez devido à dificulade de divulgação, grandes bandas tiveram vida muito curta e lançaram apenas um ou dois albuns. Outras, fizeram carreira, e o bloguista as publica assim mesmo, o que entendo como homenagem e necessidade de compartilhar esse legado.
Quero destacar o som do Panama Limited. Linda voz de Anne Matthews e atmosfera toda peculiar desse disco que me agrada demais! É experimentar para entender.
É a economia, camarada!
Por exemplo, as taxas de juros na modalidade empréstimo à pessoa física-crédito pessoal dos bancos CEF, BB e Bradesco, são 2,11, 2,33 e 4,73, respectivamente.
Percebe-se, desde já, que os bancos estatais praticam taxas de juros BEM menores que os bancos privados e, sabidamente, emprestam muito mais.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Inicio
A questão é que o impulso tomou forma e não vou voltar atrás. Sobre isso devo dizer que tem a ver com cerveja, quinta latinha até agora, e sei onde tem mais....
Prá não me entregar mais que o necessário, vou parar aqui pra, enfim, ver comé que ficou.